quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Igreja: ambiente de transformação mútua - 04

Hb. 10:24-25

Não é difícil encontrar pessoas que se declaram cristãs, mas que não têm e não querem ter qualquer compromisso com a igreja, e muito menos participar de uma reunião de uma célula como esta, pois elas não querem se envolver com outras pessoas, e nem quer que outras pessoas conheçam suas vidas. Este tipo de cristão não compreendeu que o propósito que o Senhor tem para os seus filhos só pode ser plenamente desfrutado, por aqueles que vivem a fé em comunidade – Na Igreja.

No texto lido, o autor aos Hebreus revela o valor da vivência na igreja e como esta vivência é fundamental para a transformação de nossas vidas. No texto encontramos três verbos que expressam ações mútuas e transformadoras, vejamos estas ações:

a) Consideração mútua (v. 24 e Fl. 2:3)
A mensagem do evangelho traz implícita a vivência em comunidade, e esta convivência implica em reconhecer o outro e valorizá-lo como o Senhor o valoriza. A igreja é o ambiente onde Deus usa pessoas para valorizar outras pessoas.
Como discípulos, devemos ficar atentos para não cairmos na tentação de desprezar os outros e considerá-los inferiores a nós. 

b) Estímulo mútuo (v. 24)
A jornada cristã é árdua, e ainda temos diante de nós três inimigos ferrenhos – o pecado, o diabo e o mundo – os quais nos assediam e tentam de todas as maneiras nos roubar a fé e a alegria que Jesus Cristo nos proporciona, e se tentarmos fazer esta caminhada sozinhos, sem dúvida afundaremos, mas quando estamos cercado de outros cristãos, somos estimulados a perseverar e também temos a oportunidade de estimular os que estiverem ao nosso redor, para que continuem firmes no amor e nas boas obras.

c) Admoestação mútua (v. 25, Rm. 15:14)
Todos nós temos áreas de nossas vidas que precisam de restauração e crescimento, mas sozinhos temos muita dificuldade de perceber estas áreas e, mais ainda, dificuldade de encontrar caminhos para as vencermos, mas quando caminhos juntos, sempre haverá alguém para nos aconselhar e nos desafiar a uma mudança. A admoestação é um meio que o Senhor usa para que os membros do Corpo de Cristo cresçam saudáveis.


"A igreja não é um acessório descartável na vida de um cristão, antes pelo contrário, ela é o ambiente imprescindível na vida de todo aquele que quer se tornar parecido com Jesus Cristo."

Nenhum comentário: