(Mt. 26:31-40)
O ministério terreno de Jesus estava prestes a ser concluído, e o momento do cumprimento de sua missão era chegado, e a cruz já o aguardava. Embora Ele já tivesse dito aos discípulos que este momento seria inevitável, eles tinham a expectativa de que o seu ministério ainda duraria muito e que por meio dele viria a restauração do reino de Israel, mas O Mestre os surpreendeu, dizendo que sua hora era chegada, e aproveitou os últimos momentos com eles para demonstrar o quanto os conhecia e o quanto queria que eles O conhecessem. Vejamos o texto:
a) Jesus, o Mestre que conhecia seus discípulos – Mt. 26:31-35
Neste texto vemos o Senhor Jesus reunir os seus discípulos e expor para eles o que estava prestes a acontecer e como eles reagiriam àquela situação. Os discípulos ficaram perplexos com as palavras do Mestre, e tentaram convencê-lo de que Ele estava errado e que as coisas seriam diferentes. Eles não se conheciam o suficiente, mas Jesus os conhecia, não apenas pelo fato de ser Deus, mas pelo fato de ter convivido com eles intensamente.
b) Jesus, o Mestre que se dava a conhecer a seus discípulos – Mt. 26:36-40
Jesus não apenas conhecia os seus discípulos, mas também se dava a conhecer a eles de uma maneira extraordinária, pois mesmo sendo o Mestre, não escondia dos seus seguidores seus sentimentos, sua natureza, seus anseios, sua intimidade com o Pai. Nestes versos ele abre o coração e fala de sua tristeza, angústia, medo, necessidades, decepção. Se Jesus, que é o Senhor e Mestre agiu assim, como devem agir os seus discípulos?
c) As barreiras que impedem os relacionamentos transparentes
Muitos cristãos, embora estejam numa igreja há muito tempo, são totalmente desconhecidos dela, e não fazem a menor questão de serem conhecidos, e nem de conhecerem a ninguém. O que leva um cristão, que declara fazer parte da família de Deus, não querer se relacionar com os membros da sua família? Há várias barreiras que nos impedem de ser transparentes, e entre elas podemos citar: medo, vergonha, orgulho, preguiça, pecado, etc. E você, tem alguma barreira?
Os discípulos de Jesus devem estar conscientes de que fazer parte de uma comunidade cristã, exige mais do que participar de cultos, estudos bíblicos, celebrações, etc. O verdadeiro cristianismo desafia o discípulo a conhecer aos outros e a ser conhecido dos outros.
Um comentário:
Olá !!
que pena que não pude ir !!
mas sabado estarei de volta !!!
LEVI
Postar um comentário