sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Os valores do ministério e a transformação dos membros

Lc. 6:49; I João 3:21; Tg. 1:22

Um dos maiores problemas na igreja, é que muitos dos seus membros, inclusive pessoas que exercem liderança não praticam o que ouvem, e com isso a igreja se torna desprovida de vida e da presença do Espírito Santo, tornando-se assim uma espécie de “clube”.

Uma das coisas mais fundamentais para o êxito de uma igreja, é que seus membros reflitam em seu modo de vida aquilo que crêem e ensinam, pois só assim a glória do Senhor será conhecida por intermédio da igreja.

Quando iniciamos o ministério das células tivemos como motivação o desejo de sermos uma igreja saudável, onde seus membros pudessem pastorear e serem pastoreados mutuamente.

Passados oito meses, depois de termos analisado as bases bíblicas para os valores apresentados e termos feito uma reflexão profunda no sermão do monte, sobre o “ser discípulo”, o que mudou em nossas vidas, famílias e ministérios? Estamos melhores do que quando iniciamos? Diante dos textos lidos hoje, o que as pessoas que mais nos conhecem diriam de nós?

a) Ser transparente “conhecer e ser conhecido” – 2 Co. 3:2; Fl. 4:5

Muitas pessoas não são transparentes em seus relacionamentos por conta de algumas barreiras, a saber: medo, vergonha, orgulho, preguiça, pecado, etc.

b) Importar-se “amar e ser amado” – Rm. 12:15; Gl. 6:2

Importar-se revela o quanto amamos e o quanto somos amados no Corpo de Cristo que é a igreja.

c) Ser humilde: “servir e ser servido” – Gl. 5:13

No N.T. encontramos ensinos e exemplos práticos que nos desafiam a ter atitudes de servos, pois quem não sabe servir ainda não é um autêntico discípulo de Jesus.

d) Falar a verdade: “admoestar e ser admoestado” – Rm. 15:14; Cl. 3:16; Hb. 10:25

Este é um dos pontos mais delicados na construção de relacionamentos autênticos, mas se não aprendermos construirmos relacionamentos “plastificados” onde a verdade será sempre deixada de lado. Não devemos jamais nos esquecer de que, quando não falamos a verdade, roubamos das pessoas a oportunidade delas crescerem espiritualmente.

e) Dar apoio e aprovação: “celebrar e ser celebrado” – Rm. 12:15a; I Ts. 5:16

Todas as pessoas necessitam de apoio e aprovação para crescerem em todas as áreas de suas vidas, e o “elogio” é parte fundamental deste apoio e celebração, por isso devemos nos empenhar e não economizarmos elogios, principalmente para as pessoas que convivem conosco e nos suportam.

Nenhum comentário: