sábado, 25 de outubro de 2008

Falar a verdade: admoestar e ser admoestado - 08

1Co. 13:6; Cl. 3:16; Ef. 4:25; Hb. 10:25

Este é um dos pontos mais delicados na construção de relacionamentos autênticos, mas que de forma alguma pode ser desprezado, sob pena de construirmos relacionamentos “plastificados” onde a verdade será sempre deixada de lado.
Nestes versos encontramos alguns ensinos que demonstram o valor de falarmos a verdade nos nossos relacionamentos. Aplicar estes princípios na nossa vida diária, revela quem de fato nós somos, o quanto nos importamos com os outros e o quanto estamos comprometidos com o Senhor nosso Deus. Vejamos estes ensinos:

a) Quem ama fala a verdade (1Co. 13:6)
Algumas pessoas acreditam que em algumas situações não devem falar a verdade para não causarem constrangimento e nem tão pouco deixar alguém magoado, contudo a Palavra de Deus nos revela que falar a verdade é uma demonstração de amor e os verdadeiros discípulos de Cristo.

b) Falar a verdade revela espiritualidade (Cl. 3:16)
Quanto mais espiritual for um crente, mais compromisso com a verdade ele terá, pois ele sabe que os filhos de Deus andam na verdade. Paulo mostra aos colossenses que admoestar (aconselhar, ajudar, orientar, repreender) faz parte da vida cristã, e que fazer isto revela maturidade cristã, espiritualidade; e sabemos que nenhuma admoestação terá qualquer valor se não for fundamentada na verdade.

c) Falar a verdade expressa compromisso com os outros (Ef. 4:25)
O apóstolo Paulo faz com que os crentes de Éfeso compreendam que fazer parte da igreja, implica em ter compromisso com aqueles que também fazem parte do Corpo de Cristo, por esta razão os nossos relacionamentos devem ser marcados pela verdade, pois só assim crescemos e ajudaremos os outros a crescerem.

d) Falar a verdade revela temor diante da volta de Cristo (Ef. 10:25)
O escritor aos Hebreus adverte a igreja que estava em Jerusalém, que admoestar e permitir ser admoestado, evidencia temos diante da volta do Senhor Jesus, ou seja: aqueles que de fato têm temor diante da vinda de Cristo, têm como princípio o falar a verdade, pois sabem que este dia tão glorioso se aproxima, e por isso buscar ajudar àqueles que estão ao seu redor, a se tornarem mais parecidos com seu Senhor e Salvador.
Nós que conhecemos a Cristo, como Senhor e Salvador, somos filhos do Deus verdadeiro, e nós, como filhos amados, devemos imitá-lo sendo também verdadeiros nas nossas ações, palavras e relacionamentos, e não podemos nos esquecer que quando não falamos a verdade, roubamos das pessoas a oportunidade delas crescerem espiritualmente.

Nenhum comentário: