Jo. 13:1-15
Há no ser humano uma semente maligna, que foi semeada por satanás lá no Éden, e o fruto desta semente é soberba, orgulho, altivez (“sereis igual a Deus”). Este orgulho, que faz parte da nossa natureza pecaminosa, leva-nos a ter uma atitude de superioridade em relação às demais pessoas, e quando alcançamos uma posição social, econômica ou hierárquica, aí é que somos tentados a agir com soberba.
A mensagem e o estilo de vida ensinados por Jesus nos desafiam a arrancar esta semente maligna do nosso coração, e a única maneira de termos vitória sobre ela é sendo humildes. Muitas pessoas, inclusive cristãos, têm uma visão distorcida do que seja humildade e não conhecem os benefícios espirituais que ela produz. A partir do texto lido, onde Jesus lavou os pés dos discípulos, vamos compreender melhor a humildade e o fruto que ela produz em nossa vida.
a) Servir com humildade é um ato de amor – Jo. 13:1; Gl. 5:13; Fl. 2:7;
Jesus amou os seus discípulos até o fim, e um dos momentos em que Ele demonstrou o quanto os amava, foi justamente no momento em que lhes lavou os pés. Em Gálatas 5:13, Paulo nos ensina que o amor nos leva servir de maneira mútua.
b) Servir com humildade influencia as pessoas – I Co. 9:19
O ministério do apóstolo Paulo é marcado por uma grande quantidade de frutos espirituais, e estes frutos (vidas salvas), em grande parte, são resultantes da sua humildade. Humildade esta que o levava a se submeter às mais diversas situações, contato que vidas pudessem ser salvas.
c) Quem serve com humildade não faz acepção de pessoas – Jo. 13:2 e 12
Mesmo Jesus sabendo que Judas o traíria, Ele (Jesus) não o rejeitou e nem teve qualquer ato discrinatório, antes pelo contrário, o tratou com amor e dignidade: lavou os seus pés e ministrou-lhe a ceia. A humildade nos a graça de olhar para as pessoas e amá-las pelo fato de serem imagem e semelhança de Deus, e não pelo que elas fazem ou deixam de fazer.
d) Servir não nos torna inferiores – Jo. 13:3, 13-15;
A soberba existente em nosso coração, faz-nos crer que servir os outros nos inferioriza, principalmente quando esse outro é alguém “menos importante”; ou quanto temos que fazer algo que consideramos desprezível, tais como: lavar banheiros, limpar o chão, cuidar de alguém sujo e maltrapilho. Jesus ensinou aos seus discípulos que servir é um ato de grandeza, principalmente quando servimos àqueles que estão numa condição inferior a nossa.
e) Servir às pessoas por amor a Cristo, é servir a Deus – Mt. 25:34-40; Ef. 6:6,7; Cl. 3:22
Muitos crentes dizem que não fazem nada no Reino de Deus, porque ninguem deixa ou porque não têm oportunidade; entretanto, o que Jesus e seus apóstolos nos ensinam é que uma mais maneiras mais impactantes de servir a Deus, é servindo às pessoas.
Em todo o Noto Testamento o ensino sobre a humildade deixa muito claro, que só é um autêntico discípulo de Jesus, aquele que sabe servir e ser servido.
“O orgulho que nos impede de servir, é o mesmo que nos impede de ser servido”
Nenhum comentário:
Postar um comentário